Pesquisar este blog

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Picolé ou Sorvete?



foto reprodução

Neste verão, nada mais delicioso do que se refrescar com um saboroso picolé ou sorvete de fruta durante a estação mais quente do ano. Seja em casa, na rua, no parque,ponto de ônibus, piscina ou praia.. o que vale mesmo é matar a sede ou provocar aquele boy que tanto te olha.
Picolé,sacolé,dudú, tumbimba (adoro esse nome),sorvete,geladinho,cremosinho são tantos nomes,tantos sabores e tamanhos,mas vocês sabem de onde de originou tal produto?
Segundo o famoso Wikipedia as referências mais antiga sobre as origens do sorvete incluem uma história sobre o imperador romano Nero (37-68), que teria mandado trazer neve e gelo das montanhas e misturá-lo com frutas, e outra do imperador chinês King Tang (618-697), que teria um método de combinar leite com água do rio.
Já no Brasil existem controvérsias: Segundo a coleção de cartões da cidade de Washington Magalhães, a produção do picolé no Brasil teria sido iniciada em Cataguases, Minas Gerais, no final do século XIX. Todavia, a relatos que  o sorvete começou a ser confeccionado entre os anos de 1934/1935, na cidade do Rio de Janeiro, quando chegou, vindo de Boston, um navio com um carregamento de pêssego natural.


Dia Nacional do Sorvete

No Brasil, em 2002, a Associação Brasileira das Indústrias de Sorvete (ABIS) instituiu o "Dia Nacional do Sorvete". A data é comemorada todo dia 23 de setembro e foi criada com o objetivo de celebrar o início das temperaturas mais quentes do ano, já que é nesta época que o consumo de sorvete no país aumenta.


Vale a pena ficar sabendo:
No Brasil
A primeira sorveteria brasileira nasceu em 1835, quando um navio americano aportou no Rio de Janeiro com 270 toneladas de gelo. Dois comerciantes compraram o carregamento e passaram a vender sorvetes de frutas. Na época, não havia como conservar o sorvete gelado, por isso ele tinha que ser consumido logo após o preparo. As sorveterias anunciavam a hora certa de tomá-lo.No Brasil, o sorvete chegou a ser considerado o precursor do movimento de liberação feminina. Para saboreá-lo, a mulher praticou um de seus primeiros atos de rebeldia contra a estrutura social vigente, invadindo bares e confeitarias, lugares ocupados até então quase que exclusivamente pelos homens.
 Evoluindo a passos curtos, esta guloseima só teve distribuição no país em escala industrial em 1941, quando foi fundada na cidade do Rio de Janeiro a U.S. Harkson do Brasil, nos galpões alugados da falida fábrica de sorvetes Gato Preto. Seu primeiro lançamento, já com o selo Kibon, foi o Eski-bon. Desde então, a população foi se tornando cada vez mais adepta: dados recentes apontam que o país consome cerca de 200 mil toneladas de sorvete por ano.


Para vocês, segue um vídeo do Cazwell, que acaba causando com o clipe "Ice Cream truck". "Os meninos sabem mesmo chupar."



Nenhum comentário:

Postar um comentário